sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Desabafo...

Esses dias ouvi um pregador falar sobre hermenêutica...

No final do sermão, que matou a hermenêutica do começo ao fim, ele começou a dizer que quem questiona a igreja, o seu pastor e seus lideres acaba ficando frio. Ele estava pregando sobre Apocalipse 2:4, e discorrendo sobre o primeiro amor. Associando esse primeiro amor à igreja e à inocência de uma criança.
E no final disse que teologia faz com que as pessoas questionem e, enfim, ficam frias perdendo o primeiro amor. Não concordo com ele em nada do que pregou.

Primeiro ele usou um texto maravilhoso para cobrar fidelidade da igreja ao líder, e não à Palavra de Deus, como deve ser. Porque o homem pode errar, mas a Palavra de Deus permanece intacta. Segundo que os argumentos que ele usou para descrever esse primeiro amor foram em atitudes e obras focadas em si mesmo com a igreja, e não um compromisso com o Reino como deve ser.

E terceiro e mais importante para mim é que só fica frio quem não obtém respostas aos seus questionamentos. A semente da religiosidade está em nós. É ela que nos faz questionar quem somos, para que viemos, e para onde vamos. É ela que nos faz, em certo momento de nossas vidas, buscar respostas alem do natural. Em resumo, é essa semente de questionamentos que nos leva ao relacionamento com Deus. Mas para isso todos precisamos de respostas.

Lembro-me da Baby Consuelo dizendo em seu testemunho que ela procurava Deus em todos os lugares, todas as religiões. É mais ou menos isso! Uns são mais intensos, outros mais discretos. Mas todos nós buscamos respostas dentro de nós. E essas perguntas é que nos levam a vários caminhos, e nossos questionamentos nos fazem buscar o caminho correto, até que um dia: bum! Acabamos por encontrar O Caminho.

Por isso o problema não está nas questões, e sim nas respostas. No empenho que um líder tem para melhor responder, responder corretamente, chegar o mais próximo possível do que Cristo deseja que cheguemos. O problema não está no liderado que pergunta, mas no líder que não tem respostas. Perguntar é normal do ser humano, do liderado. Responder corretamente é o principal ministério de um líder.

O pregador disse: "hermenêutica faz você aprender um pouquinho da bíblia". A verdade é que a hermenêutica não faz você aprender um pouquinho da bíblia, e sim te ajuda a interpretar corretamente as escrituras. A entender contextos e figuras de linguagem, e tantos aspectos que são necessários para que não venhamos criar heresias, e ensinamentos errados, por uma má interpretação bíblica. Ela não é um instrumento de escolha, é sim, totalmente indispensável para um líder, um mestre, um pastor.

Assim, um líder que vê nos estudos um meio de obter respostas corretas, e assim não ficar apenas no “leitinho” com seus filhos; vai além, preparando um povo para Deus e não para si próprio, preocupado com o Reino e não apenas com a igreja local, que é fiel a Cristo e não a homens, mesmo que a primeira te leve automaticamente à segunda.
Um líder que busca conhecimento, entende que só através dele a igreja poderá crescer inabalável, pois buscará tudo dentro das Escrituras.

Para aquele pregador, eu, meu esposo, e meus atuais amigos, somos todos frios. Mas eu confesso que prefiro ser conceituada fria, mas continuar buscando dentro de mim a verdade, o crescimento, o conhecimento (que nunca se extingue), do que ser conceituada quente, mas não ter em mim a sede de buscar todas as preciosidades que a bíblia tem a nos oferecer. Prefiro ser conceituada fria e não aceitar o evangelho distorcido que hoje é pregado, do que ser enganada por falsos profetas e por “evangelhos” que tenho certeza que para Paulo seria anátema.


Agradeço a Deus, porque Ele tem nos conduzido aos estudos. Têm colocado em nossas vidas pessoas apaixonadas pela verdade bíblica. Por termos encontrado pessoas que não apenas respondem nossos questionamentos, mas que continuam buscando respostas através do conhecimento. Essa não foi uma reflexão, como normalmente venho fazendo. É um desabafo por não querer que as pessoas se calem.

Um comentário:

  1. Betinha, paz e bem!

    Matou a pau! Me posiciono em concordância contigo ao NÃO DIZER AMÉM para este padrão de ensino, que não ensina, mas que somente distorce o Evangelho.

    Como você mesmo disse, só teme questionamentos quem não tem respostas!

    Quem repudia questionamentos, na verdade, tem medo é das respostas! Teme perder o "status", o poder, a "autoridade"...

    Antigamente, a "igreja" Católica Romana proibia as pessoas de lerem a Bíblia. Hoje, nossas "igrejas" fazem a mesma coisa...apenas com outra roupagem, mais sofisticada....vende-se Bíblias de estudo, Bíblias da Mulher, Bíblia disso e daquilo, dessa ou daquela cor e tamanho, Bíblia Jovem, Bíblia da Batalha Espiritual e Vitória Financeira....e por ae vai...

    Mas a mentalidade é a mesma. Na verdade, nossos "líderes" não estão muito interessados em que a gente conheça o teor da Bíblia mesmo não...é bem mais fácil manipular os incautos...

    Como já dizia o ditado popular: "Quem não deve, não teme."

    A estes Jesus diria: "Errais, por não conheçer as Escrituras e nem o poder de Deus", ou mesmo "este meu povinho pereçe....porque lhes falta conhecimento"...

    Mas só ouve quem tiver ouvidos pra ouvir né...rsrsrs...

    No mais, também prefiro continuar "lobo", "frio" e "desviado".

    Deus sabe! Não há nada que está em oculto, que não será revelado.

    Paz e Reflexão!

    Rafa.

    ResponderExcluir