sábado, 24 de outubro de 2009

Refletindo sobre hermenêutica...

"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;"
Colossenses 1:9

Nessas ultimas semanas minha reflexão tem me entristecido. No seminário estamos aprendendo sobre hermenêutica bíblica. Por que essa palavra não é usual para nós? Porque seu som faz-nos parecer que não sabemos exatamente o que ela quer dizer? Eu não sei. Mas sei que não deveria ser assim. Desde o momento em que se aceita Jesus e se compreende o plano maravilhoso salvívico de Deus para a humanidade, a palavra que mais deveríamos ouvir é hermenêutica!

Meu Deus! Ate aqui eu nem sabia o que ela queria dizer. São dez anos, na verdade onze. O quanto eu poderia ter ensinado de forma eficaz, o quanto eu poderia ter evitado falar inverdades bíblicas, o quanto eu poderia ter acrescentado na vida daqueles que me pediram ajuda. Pois bem, falo de interpretação bíblica! Eu aprendi, e sei que você também aprendeu, que bastava orar ao Espírito Santo, e ele te ajudaria a compreender a bíblia! Talvez você tenha ouvido isso de minha própria boca! Me perdoe. Mas hoje sei que não é bem assim.

Quando leio alguns escritores que são tão enfáticos contra o neopentecostalismo, não tenho como defender esse ultimo. Tudo o que escrevem são verdades que eu vivi nesses dez anos de vida cristã. Eles dizem que a bíblia não é centro de nossos cultos, não é a verdade única, não é a fonte de nossas pregações. Sinto em afirmar: eles estão corretos. Sou apaixonada pela palavra de Deus, por Cristo e pela igreja. Creio que quem não compreende a importância dos três, não compreende o que é ser cristão.

Mas a partir do momento em que não se preza pela verdade bíblica, não se pode dizer que ela é o centro. As pregações não são tiradas da bíblia, mas são criadas de acordo com necessidades especificas e justificadas através de um ou dois versículos que contenham algo que será usado na pregação. Criam defesas que não são embasadas na bíblia, mas dizem que são. Manipulam fieis com doutrinas criadas por homem e para o homem. Textos fora de contexto. Tudo de forma sutil, para que não se perceba o que realmente estão fazendo.

A mensagem da bíblia é simples e clara. Toda ela fala do plano de salvação através de Cristo. Mas para uma melhor compreensão de seus escritos temos que conhecer todos os aspectos relevantes para sua interpretação correta. O que isso quer dizer? Que desde pequenos deveríamos ser estimulados a interpretar a bíblia de forma correta. E para isso devíamos ser estimulados a estuda-la. Estudar seus autores, o publico alvo, a historicidade dela. Tudo que estimulou e influenciou em seus escritos.

Devemos ser ensinados a crer em sua inerrância. A defender nossa fé em cristo. Mas ao invés disso somos ensinados a crer em lenços, água benta, cajados, entre outras coisas. Todo cristão devia estudar. Conhecer. Saber. Quando eu era católica, me ensinaram que quem lesse a bíblia toda ficava louco. Eu sempre amei a bíblia, mas tinha o cuidado de não ler mais de um capitulo seguido para não enlouquecer!

O que nos é colocado não é diferente disso: “a letra mata”! (mais um texto fora de contexto). Que absurdo! Se ela matasse, Deus não manifestaria a sua plena vontade através de letras! Mas graças a Deus, que levanta homens que ainda fazem esse trabalho árduo de ensinar a verdade, que nos estimulam a pensar e a estudar e não simplesmente ouvir. Graças ao nosso Senhor e Deus que nunca falha, nunca desiste do ser humano e sempre estará conosco nos levando para um caminho mais excelente.

Eu não ousarei ensinar hermenêutica. Essa reflexão é só para que saibam que estou conhecendo coisas novas (para mim), mas que são ortodoxas e que fazem parte dos fundamentos de nossa fé. E para que te estimule a conhecer mais sobre ela. Vou indicar um artigo e alguns livros. Invista em você e no seu relacionamento com Cristo. Abra o seu entendimento para a verdade do Senhor. Não apenas ouça, estude. Saiba, conheça. Não apenas repita o que te ensinam, mas que você busque ser um mestre da palavra de Deus!

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”
Atos 17:11
Entendendo o analfabetismo Bíblico no Brasil
Pr. Vinicius Guimarães
http://www.tocandoasnacoes.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=166&Itemid=1

O que estão fazendo com a igreja
Augustus Nicodemus - Mundo Cristão

A interpretação da Bíblia
Roy B. Zuck – Vida Nova

A bíblia e seus interpretes
Augustus Nicodemus – Cultura Cristã

Entendes o que lês?
Gordon Fee & Douglas Stuart – Vida Nova

Princípios de interpretação bíblica
Walter A. Henrichsen – Mundo Cristão

Um comentário:

  1. Excelente reflexão Betinha. Matou a pau! rsrssr...

    Realmente bastante esclarecedora do que temos visto, aprendido e vivido como igreja, e por incrível que pareça: em detrimento da Palavra de Deus.

    Infelizmente não é legal descobrir que, hoje em dia, os bereianos são taxados de "lobos" pelas instituições, enquanto a Bíblia os chama de "nobres".

    Vou deixar aqui, dois pensamentos de Charles Spurgeon a cerca disso tudo que temos refletido. E isto, nos idos de 1800 hein...

    "Hoje em dia ouvimos alguém extrair do seu contexto uma frase isolada na Bíblia e clamar: "Eureka!", como se tivesse decoberto uma nova verdade; no entanto, não achou um diamante, mas um pedaço de vidro quebrado."

    "A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia é a religião da igreja de Cristo."

    Pelo visto, não estamos sozinhos...

    Graça, paz e reflexão!

    Rafa.

    ResponderExcluir