domingo, 4 de outubro de 2009

Refletindo sobre o melhor de Deus...

“...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
João 10:10b

Esses dias ouvi uma musica. Ela dizia que Deus tem o melhor pra mim, e o que perdido foi não se compara ao que há de vir. A musica fala de uma verdade bíblica. Comecei, então, a refletir sobre o que é o melhor de Deus para nós. Na nossa concepção humana, assimilamos o melhor de Deus com algo que seja bom aos nossos olhos. Mas o que é o melhor de Deus para nós? E será que realmente queremos o melhor dele para nós?

Quando uma mãe perde um filho, ou quando alguém bate o carro, ou quando nos encontramos com o fim do salário do mês com ainda muitas contas para pagar, poderíamos dizer que isso é o melhor de Deus para mim? Percebi que muitos compreendem o propósito de Deus em cada situação vivida. Que os que confiam no Senhor sabem que situações como essas não são explicáveis em nossa linguagem, mas quando vividas levam-nos a uma maturidade e dependência maior do nosso Pai.

Mas os que estão de fora sentem pena. Vê fracasso. Muitos acreditam que o ocorrido é fruto de pecado ou obra do diabo! Não compreendem o grande agir de Deus e seus propósitos. Não entendem que os valores de Deus não são os mesmos que os nossos. Ou não era isso que Jesus ensinava? Ele veio contra a religiosidade e pregou sobre o verdadeiro relacionamento com Deus através de seu amor.

“Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.”
Marcos 13:9

Mas o que dizer então de Estevão? Se o melhor de Deus para ele fosse através de nossas concepções atuais, concluiríamos então que ele foi o mais fracassado entre os homens! A bíblia diz no capitulo 6 de Atos que ele era cheio de graça e poder e por exalar essas qualidades divinas foi submetido ao Sinédrio através de falsas acusações, por que os que tentavam convence-lo de que estava errado não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.

Estevão após não titubear, não negar Seu Deus, manter suas convicções e seus padrões, após pregar um sermão verdadeiro e real e confrontar o sistema religioso da época, teve uma visão maravilhosa do Pai e do Filho, e por fim morreu apedrejado. Se isso acontecesse em nossos dias creio que ouviríamos o seguinte comentário em sermões televisivos: “Este homem era um pobre coitado que não compreendeu o evangelho, vivia em pecado, não chamou à existência e nem decretou sua prosperidade e ainda se deixava usar por satanás”.

Viver na dependência do Senhor é algo maravilhoso. É dolorido para nossa natureza humana, mas é uma experiência única. Mas a pior parte da dor é ver que as pessoas julgam as situações por óticas humanistas. O melhor de Deus para Estevão, não era o que se espera para um homem. Mas com certeza o que veio depois não se pode comparar a nada que ele pudesse ter perdido aqui na terra! Por que na verdade Ele não perdeu nada. Ele teve tudo de que precisava. Ele teve a Cristo.

“...Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me."
Marcos 9:20-21

Já lhe passou pela cabeça que a vida abundante que Cristo promete pode não ser dentro das suas vontades e seus padrões? Já parou para pensar porque Cristo não venceu a morte em sua velhice, dentro de uma mansão e repleto de riquezas? Já tentou comparar o que se é pregado a respeito de Cristo hoje e o que Ele realmente viveu e tentou nos ensinar? Lembre-se que para o homem rico só faltava uma coisa: largar tudo, dividir e depender Dele!

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir...”
João 10:10a

Quem é o ladrão em nossos tempos? Quem tem roubado, matado e destruído o povo de Deus? Não seriam aqueles que se utilizam do Evangelho para arrecadar fundos para seus próprios bolsos e luxos? Aqueles que têm matado a verdade com um evangelho que para Paulo seria anátema? Ou aqueles que têm destruído o evangelho com ensinos totalmente anti-bíblicos e anti-cristãos?

Deus tem o melhor pra mim. Eu não ousarei decretar o que é esse melhor. Eu não vou arriscar o meu melhor, com o melhor dele. Ele é soberano, sabe o que faz. E eu o amarei em todas as circunstâncias. Sejam elas boas ou más, aos meus olhos. Minha oração é que todo aquele que o tem como Senhor e Salvador, inclusive eu, aprenda a cada dia a confiar no melhor Dele e não nosso melhor.

No amor e na paz de Cristo,
Elizabete

4 comentários:

  1. "Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Lucas 9:23

    Esse é o melhor de Deus pra nós! Negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz diaria e seguir ao Senhor!

    Será que ainda não entendemos, não cremos ou não queremos aceitar o que Cristo nos propôs?

    Tenho certeza que o melhor de Deus pra nós, a maioria de nós não quer...

    Oh Espírito Santo, tem misericórdia de nós...nos ensine a ser cristãos...

    Contiuemos a refletir.....talvez assim a gente se converta...

    Paz!

    ResponderExcluir
  2. A Paz seja contigo, irmã Elizabete.

    Acessei seu blog e fiz e li suas postagens. E, lendo, fui levado a entender que, quando andamos com Cristo, tudo o que nos acontecé é o melhor de Deus para nós. Afinal, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos8:28). Acontecimentos, circunstâncias, imprevistos... TODAS AS COISAS, mesmo.

    Entretanto, este 'melhor' só pode visto, entendido e aceito quando andamos com o Senhor Jesus, em comunhão com ele. Vamos ver algumas consequências disso?:

    1 - Se o nosso coração não nos condena, temos confiança diante de Deus (1João3:21). Tanto nos momentos bons, a que chamamos de 'bênçãos', quanto nos adversos, que denominamos 'provações'. O justo não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor (Salmos112:7).

    2 - Portanto, agora, sem nenhuma condenação contra nós na nossa consciência (Romanos 8:1), podemos nos deleitar n'Ele - o Senhor Jesus - que se torna, de verdade, todo o nosso prazer (Salmos16:3). E para onde iríamos nós? Algum outro tem palavras de vida eterna? (João6:68).

    3 - Então, podemos dar-lhe graças por tudo (1Tessalonicenses5:18), seja bom ou ruim (já experimentou dar glória a Deus quando bate a 'canela'?). Estêvão suportou o sofrimento porque viu a Glória de Deus. Nós, também, suportaremos as contradições desta vida, dando glória a Deus, enquanto mantivermos, como Estêvão, os olhos no alvo, que é JESUS CRISTO(Hebreus12:2).

    4 - Andando assim, finalmente, poderemos oferecer, verdadeiramente, a Deus, o sacrifício que desejamos, consciente, vivo, santo e agradável através de um culto cujo instrumento é a razão (Romanos12:1). Claro, porque o cristão consiente não se frustra no sofrer, nem tampoco no morrer. O melhor de Deus para nós SEMPRE redundará em favor de Sua Glória. É na fraqueza (da carne) que o poder de Deus se mostra perfeito (1Coríntios12:9,10), a fim de que toda a glória seja para o Senhor. Aleluia!

    Repeti as tuas palavras? Não importa. O que importa é que, de todas as maneiras, nos incentivemos a buscar a mesma coragem daqueles que, antes de nós, se submeteram à cruz de Cristo, foram provados e aprovados, e dignos do insigne elogio: "Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor".

    Recebi porção dessa coragem, de voce, Elizabete. Filhos de Deus, recebam de volta, outra porção.

    A Ele "... SEJAM DADAS AÇÕES DE GRAÇAS, E HONRA, E GLÓRIA, E PODER PARA TODO O SEMPRE". (Apocalipse 5:13).

    Fraternalmente em Cristo.

    Josué
    josuesirqueira@g8net.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Louvo a Deus por capacitá-la e inspirá-la para escrever artigos que não só nos levam a refletir, assim como o tema, mas nos levam a ter um momento com Deus. O Sr falou muito comigo nessa postagem e sem dúvida irá falar com cada um que lê-lo. O melhor de Deus ainda está por vir, que o Sr nos ensine a esperar Nele, não por necessidade, ou por não encontrarmos outro jeito, mas que possamos esperar no Sr, o Seu melhor para nossas vidas, pq confiamos plenamente em nosso Deus...

    ResponderExcluir