sábado, 30 de abril de 2016

Refletindo: ouro ou palha?





 “Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce. E ainda outros usam madeira ou capim ou palha.” (1 Corintios 3:12)



Tenho observado as pessoas neste tempo. Tudo se tornou uma disputa. Seja no transito, no trabalho, entre os casais, entre os amigos, pais e filhos. Uma simples conversa se torna alvo de ter “alguém certo”. A disputa ignora o amor, o cuidado, o zelo, a preocupação, e traz à tona toda soberba, orgulho, independência e egoísmo dentro de si.

Isso se estende aos cristãos. Aquele que deveria servir, dar a outra face, deixar levar a túnica, andar mais um quilometro, lavar os pés, ser o último; lança sua teologia, sua religiosidade, suas teses, suas experiências como a única verdade avassaladora e destrutiva de tudo que não se encaixa no seu “check list” cristão.

Somos apenas diferentes como Paulo diz em 1 Corintios 12. Somos “membros” da igreja que deve se completar um ao outro se tornando o corpo de Cristo. Não existe uma disputa entre um e outro! Nossa disputa é com nós mesmos: quem somos, quem podemos ser (em Cristo), onde estamos e onde realmente podemos chegar (em Cristo), qual o preço estamos dispostos a pagar, tudo que realmente podemos renunciar.

Ser ouvinte da palavra não te torna um Cristão. O que te faz ser um cristão genuíno é ouvir (ler) a palavra de Deus e deixa-la transformar sua mente, seu coração, seu corpo, suas atitudes. E isso é decisão. E ela é individual. Se você toma sua decisão de avançar e subir o monte, ela é sua decisão apenas.

O que quero dizer? Que se o outro não decide ir aonde estou indo, isso não lhe faz pior do que eu. Se alguém não corresponde ao que eu ensino, isso não me faz melhor do que ele. Apenas tomamos decisões diferentes. E cada decisão vai levar a trilhar um caminho, que este sim podemos dizer que há um melhor que outro! (1 Co 12:31)

Então não somos uns melhores que os outros, mas sim podemos tomar decisões melhores. Não corro disputando com ninguém, mas uma melhor preparação me fará correr mais, e alcançar níveis mais altos. A minha decisão é somente minha, mas eu devo avaliar aonde ela vai me levar, e o quanto estou disposta a transformar minha mente medíocre em uma mente guiada pelo Espirito.

Em Deus não há limites, sendo assim eu decido se as aguas ficarão nos tornozelos (e isso significa que a pessoa tem sua parte em Deus e suas bênçãos) ou se buscarei aguas mais profundas (Ezequiel 47) onde o fluir de Deus nos sustenta, nos supre, nos purifica de nós mesmos e nos dá força para então fazer realmente algo relevante e não apenas construir a casa sobre a rocha (Mt 7:24), mas utilizar ouro, prata e pedras preciosas para construir em cima do alicerce (1 Co 3:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário