domingo, 10 de abril de 2016

Refletindo: vinho novo em odre velho?





“Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: ‘O vinho velho é melhor’. 
(Lucas 5: 37-39 – grifo meu)

No Evangelho de João capitulo 6, depois da multiplicação dos pães, a multidão procura Jesus. E Ele diz que o estão procurando não porque entenderam os “seus milagres” mas por que ficaram satisfeitos na “carne” com o milagre. E começa a falar de uma comida que não perece, e dá vida! E Ele é esse alimento! Ele é o pão da vida!

Esse discurso ofende a mente religiosa que já sabia como fazer para buscar a Deus. Eles viam tudo que Jesus fazia, foram atrás de Jesus mas não criam nele, não compreendiam suas palavras. Como Ele poderia ser o “pão do céu”? Como poderiam se alimentar “da própria carne” Dele para viverem eternamente? Do que Jesus estava falando?

Hoje em dia não é diferente. Quando declaramos que o fazer não é mais importante que ser e estar diante de Deus, exercendo sacerdócio individual, aos pés de Cristo, bebendo e comendo Dele; que as obras não são o meio para se achegar a Cristo, mas a consequência de se estar com Ele o tempo todo; que Jesus precisa fazer em nós, para então se revelar através de nós; as pessoas respondem (não com palavras, mas com suas atitudes): “O que Ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?” (João 6:60).

Isso acontece por que é muito “difícil abandonar velhos costumes e aceitar costumes novos” (Comentario Biblia NTLH). Isto é, “o vinho velho é melhor”! É bem mais simples dizer: “Jesus me chamou, Jesus me usa, já estou preparado”, do que reconhecer que estamos em um nível tão raso que os tormentos da mente ainda são brechas para satanás. É mais simples ir à igreja uma vez por semana e receber uma “porção”,  do que estar diante de Deus todos os dias comendo a coisa toda!

É mais simples orar pelos outros, do que entrar na presença de Deus, deixar Seu poder nos revelar quem realmente somos e nos transformar ao ponto de sermos parecidos com Cristo. Sim tudo isso é difícil! Mas só é difícil por que a carne não morreu, o orgulho não foi abatido, e o seu próprio “eu” não foi destronado.

Então você clama por mais de Deus, por ver sua face, mas quer que Deus se encaixe em seus desejos e vontades, que elevam seu ego e façam que as pessoas te elogiem (Romanos 12:3). Isso é odre velho! E todo o vinho novo se derrama e se perde. O primeiro passo para receber mais de Deus é se achegar a Ele reconhecendo que a porção de ontem (por melhor que tenha sido) já passou e que Ele tem uma nova porção naquele momento, para aquele dia, que mudará toda a sua vida e seu futuro. Isso é odre novo!

Então se nos apresentamos diante de Deus não por “entender o milagre” de tê-lo disponível em todo o tempo, mas porque Ele sacia nossas vontades, somos os mais “miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos” por não desfrutar da maior riqueza que podemos ter (Jesus), em não aceitar a mensagem Dele a respeito do Reino de Deus, por estarmos tão acostumados com ensinamentos e tradições religiosas.

Campanhas, conferencias, atos proféticos, e até mesmo pequenas reuniões onde o poder de Deus se manifesta, não muda as pessoas. O que muda nosso interior é conhecer Jesus, se relacionar com Ele, se submeter à Sua plena vontade. E isso não acontecerá enquanto estivermos ocupados fazendo o que os outros nos mandam fazer, ou coisas que elevam nossa estima, ou simplesmente fazendo o que Jesus NÃO nos mandou fazer.

Vinho novo está disponível todos os dias. E você até pode beber dele, mas se seu odre estiver velho, o vinho novo se derramará e tudo se perderá. Transformar o odre velho em novo, significa deixar que a mente ofendida revele o coração, e assim tomar uma decisão de abrir mão de tudo, para encontrar seu lugar aos pés de Jesus. E o óleo fresco que Jesus derramará sobre você transformará seu estado antigo em novo, e você guardará seguro seu vinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário