quinta-feira, 27 de maio de 2010

Refletindo sobre a fé...

“Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos... E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados”

Hebreus 11: 33-34, 36-37

Em uma conversa descontraída com uma pessoa muito querida, surgiu essa reflexão. Não apenas do que é , mas para que nos serve a fé cristã. No contexto atual é tão natural assimilar à aquisição de bens materiais, que muitas vezes não nos questionamos se isso é realmente cristão, isto é, se esse é um ensinamento bíblico e se está de acordo com o Evangelho de Cristo. Quando passei a refletir, a resposta foi clara e objetiva: NÃO, a fé não nos serve para adquirir bens. Mas então, para que nos serve a fé?

Acreditar que de acordo com a nossa fé, será nosso poder aquisitivo, é ignorar as questões naturais que nos levam à melhores condições financeiras. Obviamente pessoas que nascem em uma família estruturada, terão oportunidades de avançar nos estudos e cursos, terão uma aparência mais adequada ao mercado, e consequentemente maior chance sobre as vagas de liderança e chefia, que são as que pagam mais. Isso não exime o esforço pessoal que cada um tem na convicção de seus estudos e da importância dele para sua carreira.

Eu, por exemplo, não priorizei os estudos em minha vida. Minha mãe não tinha condições de me manter em estudos avançados, mas sempre me incentivou a isso. Eu não quis. Hoje, aos 32 anos, percebo onde poderia estar profissionalmente se tivesse investido nisso. Poderia ter um inglês, um curso superior, e ate mesmo uma pós-graduação. No entanto, minha atual função de atendente reflete minhas decisões, de apenas trabalhar e cuidar do lar. E quem me conhece sabe que eu teria êxito se tivesse a formação adequada.

Então, não adianta agora eu fazer “confissão positiva” e almejar um cargo de gerencia ou diretoria; não há fé que me leve a essas funções! É claro que creio que ainda sou nova e posso lutar por essa formação, mas só a fé não me levará a isso, é necessário a minha resposta natural às coisas naturais. Sendo assim, na maioria dos casos a vida financeira é resultado de escolhas e decisões que tomamos em toda a nossa vida influenciada das decisões e escolhas efetuadas por nossos pais e familiares.

Outro ponto que me incomoda nesse pensamento de “tamanho da fé = bens que possuo”, é que como podemos medir nossa fé pelos bens que possuímos? Seria isso justo? Claro que não! Dizer que eu hoje, que possuo um carro popular antigo, uma casa alugada e um emprego, tenho menos fé do que alguém que tem casa própria e carro do ano; ou pior ainda, que tenho mais fé que um missionário que vive na África sem a certeza de um sustento mensal, ou um irmão chinês que vive sendo perseguido. Essa seria a medição real da fé que possuímos?

O que é mais fácil? Ser dono de uma pequena empresa que lucra todo mês, ou ter um emprego que paga o suficiente para suprir suas contas no final do mês, ou viver sem nem saber quantas pessoas vão ofertar em sua vida para que você possa prosseguir com o trabalho missionário? Nesses casos quem exerce mais fé? Se sua definição de fé for que ela é o trampolim para obter bênçãos, então quanto mais se tem mais ele exerce a fé. Mas se sua definição de fé for crer e confiar, então quanto mais temos, menos precisamos depender de Deus.

“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.”
Atos 14:22

Jesus nos ensina sobre a fé, explicando o poder dela em nossas ações. Mas em nenhum lugar da bíblia a fé está associada a bens materiais, e sim a necessidades pessoais de cura, salvação, libertação e tribulação. A fé deve ser exercida para nossa vida com Deus, vida de dependência e confiança, que só é possível através da fé. Não há como crer e confiar em um Deus invisível, sem a fé. É ela que nos leva ao relacionamento pessoal que temos com Deus, é ela que nos faz acreditar na supremacia da Palavra, é ela que nos ajuda a permanecer no caminho através do Espírito.

Para mim não há cristianismo sem fé. E não só a fé que falamos, mas a ação da fé através da salvação, das curas e dos milagres. A manifestação da fé é parte importante do evangelho de Cristo e deve ser exercido por todo cristão. A fé nos traz paz, esperança, segurança, e nos conduz para o centro da vontade de Deus. Porem devemos sempre refletir para que temos usado a nossa fé. Eu quero usa-la sempre para confiar em Deus, mesmo não entendendo e não compreendendo, mas sabendo que aquele que prometeu é fiel e justo para cumprir.

Ter fé em Cristo não é o mesmo que ter fé na fé, como se tudo que eu tiver fé obterei. Mas ter fé em Cristo é esperar, confiar, depender e acreditar que Ele é soberano, que Sua vontade para nós é além e mais excelente dos que as nossas vontades. É abrir mão e ser “louco” ao olhos dos outros. É esperar pela vida vindoura, sabendo que nesta vida talvez viveremos tribulações, e perseguições, e tristezas, e frustrações; e que nada disso determina nossa fé, mas sim fortalece nosso relacionamento com o “autor e consumador da fé”.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Gálatas 2:20



No amor e na paz de Cristo

Um comentário:

  1. Glóriaaaaa a Deus pelo post....nossa me abriu outra visão sobre a fé...te enviei por e-mail a minha definição de fé...e ainda que não tenha colocado palavras que ligassem a fé a aquisição de bens, no fundo é exatamente isso que temos enraizados em nossas mentes, quantas vezes não conclui que eu não possuia fé, pois não conseguia alcançar metas traçadas, quantas vezes não pedi que o Senhor me acrescentasse fé para que eu pudesse passar por uma determinada situação, ainda que de certo modo tenhamos mesmo que possuir fé para passar por situações difíceis, não era da maneira que minha mente associava...sem dúvida das definições que lhe apresentei a que mais se encaixa com o sentido real do que é a fé cristã, ou o que deveria ser foi a definição que fé é um exercío proposto por Deus para provarmos a confiança que conseguimos depositar Nele...que possamos buscar a cada dia ser aprovada neste exercício, que o sentido real do que é fé venha estar ardendo em nossas corações a fim de que nos acheguemos mais ao Pai...

    Muitooo bom...

    Fica com Deus.

    Bjo

    ResponderExcluir