domingo, 20 de setembro de 2009

Gostaria de refletir sobre a Igreja...

“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Atos 2:44,46,47


Gostaria de refletir sobre a igreja de hoje. Poderíamos dizer que ela espelha o padrão bíblico? Sabemos que o fundador da Igreja foi Jesus. Ele não alugou nenhum galpão, e nem construiu nenhum palácio, catedral ou santuário. Apesar de se utilizar do templo, não era lá que ensinava ou compartilhava o pão com os irmãos. Ele não possuiu seguranças, ou adquiriu bens para si mesmo. Ele simplesmente amava estar entre as pessoas. E quando se ausentava era para ficar a sós com o Pai.

Depois vieram os apóstolos. E seguiram o mesmo padrão do Mestre. E os discípulos entenderam sua mensagem de amor e comunhão. Penso que nisso esta a força da igreja: amor e comunhão. O que os irmãos de Atos compartilhavam eram tão real e verdadeiro que as pessoas eram trazidas pelo próprio Deus para se ajuntarem a eles. Mas como Deus acrescentava? Dando as mãos e levava pessoalmente? Acho que não!

“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.”
Atos 4: 32,34,35


As pessoas sentiam o verdadeiro amor exalar dos discípulos. O discurso era verdadeiro e vivido pelos mesmos. Havia alegria no ajuntamento. Eles davam o que tinham, distribuíam o que era preciso, compartilhavam tudo. O evangelho era pregado e vivido. Impactava as pessoas. De longe podia-se sentir o perfume de Cristo exalar de onde havia um ajuntamento. Havia cânticos, discutia-se a palavra, comia-se o pão e amavam-se uns aos outros.

Comparando com a igreja de hoje, parece utopia. Estamos tão longe da igreja de Atos. Nos grupos familiares e nas células parece que a essência está voltando, mas... só parece. Falta o amor verdadeiro, a comunhão verdadeira. A preocupação verdadeira com a dor do próximo. Não somos mais uma família, somos cooperadores de uma instituição. Fazemos parte do mesmo ciclo social!

Gostaria de refletir sobre a igreja... Será que é possível vivenciarmos o amor que Cristo nos ensinou? Será que conseguiremos deixar de se preocupar com o próprio ventre? Será que algum dia voltaremos a exalar o perfume de Cristo? Será que deixaremos de pedir bênçãos, casas, carros e dinheiro, e compartilharmos o que temos com o que não tem? Será que seremos capazes de nos arrependermos de fingir que vivemos o evangelho e passar a vive-lo de verdade?


"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade."
IJoão 3:17-18

5 comentários:

  1. Ola, Elizanete. Graça e paz.

    Fico feliz de saber que Deus tem gerado em seu coração o desejo de (re)construir uma igreja mais justa, bíblica e cristã.

    Que Deus continue te abençoando!!


    Fortalecido pela cruz de Cristo,
    Pr. Vinicius O. S. Guimarães
    MTN & COFE

    ResponderExcluir
  2. Também não quero mais fingir que estamos bem, não quero mais criticar a Igreja, mas simplesmente me dispor a viver, apresentar soluções... Depois das pedradas, agora vem o principal, o mais difícil....

    Creio que, a boa obra que Ele começou em nós, Ele certamente irá terminá-la com glória e honra.

    Que Deus te abençoe Betinha, você e o Leandro. Tenhamos sempre o mesmo coração, o firme fundamento: Cristo Jesus.

    A paz!

    Rafael Teles.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga querida....Espero que possamos viver o verdadeiro Evangelho deixando com que o amor do Pai flua através das nossas ações...essas atitudes podem ser refletidas no sorriso de uma criança carente, em uma pessoa doente ou em tantos irmãos que necessitam apenas de um abraço, de uma palavra de conforto...talvez não tenhamos o poder de arrancar a dor de alguém que sofre, mas podemos confortá-la, abraçá-la, falar sobre o amor de Deus para ela, dizer simplesmente que ela não está só...é isso que Jesus quer de nós!

    O apóstolo Paulo nos ensina: "De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: «Ide em paz, tratai de vos aquecer e de matar a fome», mas não lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, está completamente morta. Mais ainda: poderá alguém alegar sensatamente: «Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé. (…) Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta.» Tiago 2, 14-17.26

    Não sei porque para a maioria das igrejas e instituições religiosas é tão difícil compreender o que Jesus verdadeiramente nos ensinou...ele mesmo nos diz: "Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor;
    mas a maior de todas é o amor" (I Coríntios 13-1;13). Devemos nos unir para que o verdadeiro fundamento, que é Jesus, como o Le, guiado por Deus, pregou de forma tão bonita neste domingo, seja o nosso alimento constante.

    Que possamos nos levantar para apontar, sim, o que está errado, o que necessita de verdadeiro arrependimento, e continuar orando pelas igrejas e pelos pastores, que, em sua maioria, estão doentes...doentes pela falta do amor verdadeiro em seus corações, pela ausência de experiências verdadeiras com Cristo, pela ambição desenfreada gerando promessas sobre "toda a sorte de bençãos"...

    Presos à instituição e a palavras sem sentido, que não são movidas pelo Espírito Santo em hora nenhuma e sim pela carne, vão disseminando a cultura da "promoção pela fé", das campanhas intermináveis pelo "fim do sofrimento" material e emocional, tudo sem propósito algum! O que eles não compreendem é que Deus não segue protocolos e não está preso a templos construídos por mãos humanas...Em Atos, 17-24;28, o evangelho é claro: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos vida, a respiração e todas as outras coisas".

    Que na nossa caminhada nos entreguemos completamente ao Pai, com nossos corações firmes e repletos de amor, sem esperar de homens. Certamente o Senhor nos enviará a chuva serodia, o orvalho da manhã, o mana todos os dias sem falhar de modo algum...Só queria terminar dizendo o quanto você, Bete, e o Le são especiais, servos verdadeiros, leais e amados do Pai e que fico muito feliz pela fidelidade dele em suas vidas! Sei que vocês estão aconchegados debaixo das asas daquele que está acima de tudo e de todos, o único capaz de transformar verdadeiramente os corações humanos, infelizmente, tão corrompidos...Amo vocês, sua amiga e irmã em Cristo: Myrelle Motta.

    ResponderExcluir
  4. Se lembrarmos que a igreja de Atos dos Apóstolos era, lá no passado, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, poderemos deduzir que ela viva e de pé. Permanece e permanecerá até os fins dos séculos pois é o corpo de Jesus Cristo na terra. O Espírito que a movia é o mesmo a agir hoje. Jesus é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. A Igreja de Jesus Cristo, hoje, produz as mesmas obras que produzia no passado, pois é um só Espírito, uma só fé, um só Senhor, um só batismo.

    A minha resposta sincera ao seu questionamento final:

    Gostaria de refletir sobre a igreja... Será que é possível vivenciarmos o amor que Cristo nos ensinou? Será que conseguiremos deixar de se preocupar com o próprio ventre? Será que algum dia voltaremos a exalar o perfume de Cristo? Será que deixaremos de pedir bênçãos, casas, carros e dinheiro, e compartilharmos o que temos com o que não tem? Será que seremos capazes de nos arrependermos de fingir que vivemos o evangelho e passar a vive-lo de verdade?

    Sim, creio que é possível vivenciarmos o amor que Cristo nos ensinou. Ele não veio salvar nações, grupos, classes ou categorias de pessoas. Ele veio para salvar o INDIVÍDUO (João 3:16). Regra geral, o chamamento é sempre no singular. O apelo é individual. É para aquele que tiver ouvidos para ouvir. (“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”). Mas, quem tem ouvidos para ouvir? Alguém tem. Quem? A resposta adequada é: EU!

    Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a MIM.(Isaías 6:8).

    Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.(Salmos 27:8).

    Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; (João 8 : 47)

    Quem deve atender ao apelo? Eu digo: EU! Se você disser: EU! Se outro irmão ou irmâ também disser: EU! E outros, e outros..., então a Igreja do Senhor está agindo. No mesmo Espírito que agiu no passado. Em comunhão uns com os outros.

    Eu creio que você já atendeu ao chamado do Senhor. Eu creio que você não está preocupada com o próprio ventre. Para mim, você exala o bom perfume de Cristo, como disse Paulo. Creio que você não está atrás de bênçãos materiais e, como eu, deseja, também, servir aos santos. Não creio que você está fingindo viver o evangelho. A sua angústia é prova disso.

    Não importa quem seja ou onde está. A minha comunhão é com todo aquele que professa o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

    Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. (II Timóteo 2 : 19)

    Esse (ou essa) é digno de todo o meu zelo, honra, amor, atenção e respeito. Assim é que procuro ser gentil com todos os meus irmãos em Cristo que encontro em qualquer lugar. Na igreja, no trabalho, na rua, na faculdade. “...preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12 : 10), crescendo no conhecimento uns com os outros. Afinal, dependemos uns dos outros. Somos membros de um mesmo corpo.

    Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; (Hebreus 3 : 13)

    Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. (I Tessalonicenses 5 : 11)

    Temos que mudar a nossa visão. Temos que ver com os olhos do Senhor. Temos que ver o espírito.

    O que vejo quando contemplo um irmão em Cristo? Se, como diz a Palavra, a carne para nada aproveita, o espírito é o que vivifica (João 6 : 63), o que importa a aparência? Seja macho ou fêmea, rico ou pobre, bonito ou feio (segundo os homens), o que importa? Cristo está no meu irmão (até prova em contrário). E isso é suficiente para a união e comunhão.

    Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. (Colossenses 3 : 11)

    Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

    continua...

    ResponderExcluir
  5. A minha comunhão é com você. E não é necessário te conhecer pessoalmente para ter essa comunhão. Nos alimentamos da mesma árvore, a Árvore da Vida: Jesus, o Verbo, a Palavra de Deus. Essa que é o nosso anelo.

    Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. (II Coríntios 5 : 16)

    Ainda não chegou o final dos séculos. Se Jesus está comigo – e creio que está – conforme prometeu (Mateus 28:20), então não interessa se mil caem à minha direita ou dez mil à esquerda. A Palavra diz que EU não serei atingido. Posso amar. Eu sou livre em Cristo. Posso escolher pensar e praticar o bem. Posso tudo n’Aquele que me fortalece. Não posso depender de circunstâncias. Quando chegar a minha hora, em qualquer momento, devo estar pronto. E, embora, às vezes fracasse, arrependo-me, confesso, coloco-me de pé e continuo a busca daquilo para o que, assim como Paulo, fui também, preso por Cristo Jesus: a perfeição.

    De modo mais imediato, nós – eu e você – somos a Igreja do Senhor, hoje. Mas, com certeza, esse círculo se alarga porque, lembrando-me da época do profeta Elias, me regozijo pelos “sete mil” que não dobraram seus joelhos diante de Baal. Eu os vejo. Encontro um ou outro a cada dia. Eles me abençoam. Eu os abençoo. Nossa saudação é diferente da do mundo e, diante do mundo, ainda que toscamente, manifestamos a simplicidade e o amor de Cristo em nós.

    Se alguém, nesta geração, tiver de servir, de obedecer, de ser fiel ao Senhor, terá que ser EU. A responsabilidade é individual. Está sobre mim, e só tenho uma vida para, pelo menos, tentar. Não posso esperar que você o faça. Não posso exigir que você o faça. Entretanto, sinto-me mais fortalecido depois de conhecer as suas palavras. Descobri mais um filho de Deus que tem os olhos fitos no alvo: JESUS CRISTO!

    E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. (I Pedro 5 : 1).

    Maranata!

    Fraternalmente em Cristo.
    Josué S. Santos

    ResponderExcluir